Cultura Inglesa

Projetos Sociais

A Cultura Inglesa desenvolve uma série de ações sociais para disseminar o conhecimento da língua inglesa. Seus projetos buscam estimular a criatividade e o desenvolvimento de crianças e adolescentes de comunidades carentes, possibilitando melhores oportunidades de trabalho, maior inserção social e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

Cultura Inglesa

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE
PROFESSORES DE INGLÊS

Desenvolvido em conjunto com a PUC-SP desde 1995, o programa abrange professores da rede pública municipal em São Paulo, e estadual, em diversas cidades.

Os docentes dispõem de cursos de aperfeiçoamento linguístico com cursos de inglês ou pedagógico com cursos de extensão universitária (online) ou de especialização que enfocam a reflexão dos participantes a sobre sua prática de sala de aula de Inglês na Escola Pública.

Os participantes têm acesso ao e-Campus da Cultura Inglesa e a todos os recursos que ele oferece. A ação já beneficiou mais de 7 mil professores diretamente e 3,3 milhões de alunos de forma indireta.

Cultura Inglesa

Creche
Baronesa
de Limeira

A Cultura Inglesa ministra cursos para crianças de até 5 anos atendidas na creche, localizada no Planalto Paulista, zona Sul da cidade de São Paulo.

A instituição filantrópica é conveniada com a Prefeitura Municipal e atende mais de 280 crianças de bairros periféricos por semestre, em período integral.

Para isso, os professores recebem treinamento especial e continuam sendo constantemente desenvolvidos para ministrar as aulas.

Cultura Inglesa

Vida -
Casa
de Apoio

A entidade, localizada em Cotia, na grande São Paulo, realiza programas sociais que seguem três diretrizes: a proteção básica de crianças, adolescentes e idosos; a melhoria de qualidade de vida das famílias; e atividades assistenciais à comunidade.

A Cultura Inglesa contribui com o apoio a cursos de inglês, aulas de canto, violino e flauta doce, dois grupos de orquestra e programa de aperfeiçoamento para os maiores de 15 anos, entre outros.

Cultura Inglesa

Projeto
Girassol

Desde 2008, a Cultura Inglesa colabora com o projeto Girassol. Assim, oferece cursos de inglês dentro das dependências da Escola Pestalozzi, instituição de ensino mantida pela Fundação Pestalozzi, que atende crianças de famílias com baixa renda da região de Franca (SP).

Cultura Inglesa

Meninos
do
Morumbi

Desde 2001, a Cultura Inglesa ministra aulas de inglês para crianças inscritas no Projeto Meninos do Morumbi. Já foram beneficiados mais de dois mil jovens desde então.

A Associação Meninos do Morumbi tira crianças e jovens das ruas, das drogas e da delinquência e proporciona educação por intermédio da música, do canto e da dança.

A Cultura disponibiliza cursos com o objetivo de colaborar para a formação desses jovens e ampliar as perspectivas deles no futuro.

Cultura Inglesa

Centro
Livre de
Aprendizagem
Musical (CLAM)

A Cultura Inglesa subsidia, a cada ano, o curso de 10 jovens com até 18 anos no Centro Livre de Aprendizagem Musical (Clam) - foram 150 atendidos desde o início da parceria, em 2000.

O Clam foi fundado em 1973 pelo Zimbo Trio, grupo instrumental comandado pelo maestro Amilton Godoy, e é a primeira escola de música no Brasil com pedagogia orientada ao ensino da manifestação artística em sentido amplo.

No mês de dezembro, os beneficiados apresentam-se na Sala Cultura Inglesa (The Duke of York Auditorium) do Centro Brasileiro Britânico (CBB).

Cultura Inglesa

São José
dos
Campos

Numa parceria com a prefeitura de São José dos Campos, o projeto atende alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal selecionados de acordo com sua situação socioeconômica e aproveitamento escolar.

As aulas são ministradas em um colégio indicado pelo poder público, que arca com o material didático e o transporte escolar. Os professores são cedidos pela Cultura Inglesa.

Desde o início da ação, em 2003, centenas de estudantes foram favorecidos.

Cultura Inglesa

ASSOCIAÇÃO
DE APOIO
À CRIANÇA
EM RISCO (ACER)

Criada em 1993, a Associação de Apoio à Criança em Risco (Acer) defende os direitos dos menores em situação de vulnerabilidade social. Por meio de projetos artístico-culturais atende cerca de 400 pessoas do município de Diadema, na Grande São Paulo.

Desde 2006, a Cultura Inglesa proporciona 30 bolsas de estudo integrais para cursos regulares na Entry, distribuídas semestralmente para 20 jovens e 10 funcionários da Acer. Eles recebem também o material didático e o transporte.

Cultura Inglesa

BOLSAS DE
ESTUDOS

A Cultura Inglesa dispõe de um programa de bolsas de estudo. Elas são concedidas pelos gerentes das filiais para as comunidades do entorno das escolas. No primeiro semestre de 2014 havia 896 matriculados com o benefício. 

Cultura Inglesa

Fundação
Jari

Empresa social do Grupo Jari, é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve programas e projetos nas áreas de educação, saúde, garantia de direitos humanos, meio ambiente, cultura e geração de emprego e renda.

Está alinhada com a filosofia da organização, que incorpora modelos de atuação baseados no conceito internacional dos 3Ps (people/pessoas, profit/lucro e planet/planeta), incorporando modelos de ação economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos.

A Cultura Inglesa oferece cursos para os participantes dos projetos da Fundação na cidade de Campinas, com o objetivo de colaborar para a formação desses jovens e ampliar as perspectivas de sua inserção no mercado de trabalho.

Cultura Inglesa

Projeto
Conexões

O Conexões, uma iniciativa do British Council, Cultura Inglesa, Colégio São Luís, Escola Superior de Artes Célia Helena e National Theatre de Londres, é um projeto que incentiva o teatro feito por jovens e para jovens de 12 a 19 anos como ferramenta para a formação humana e cultural, fomentando, por intermédio do trabalho em equipe, a criação de espaços para a reflexão e expressão das questões presentes no jovem de hoje.

Complementary Content